segunda-feira, novembro 04, 2013

ALIENAÇÃO DE AFETO

À medida que os anos passam vejo com apreensão a aproximação de um evento que - prefiro acreditar - não exista: o Juízo Final. Se existir vou me dar mal perante toda a Corte Celeste. Pessoas que já lá estão e que em vida me atribuíram qualidade  ficarão sabendo que esta não existe. Isto será causado, tenho certeza, pelo de um amigo de infância que por lá paira há já algum tempo. A verdade dos fatos virá à tona e ele vai relatar aquilo que me condenará. Creio que o fará gostosamente, deliciando-se com a vingança.

Embora se trate de um baixo sentimento ele estará respaldado pelo fato de ser obrigado, como testemunha, a dizer a verdade e nada mais que a verdade e, pobre de mim, a verdade terá efeitos funestos. O crime de alienação de afetos não é mais previsto no Brasil, mas o é em muitos países e não deve ser aliviado pela Corte Celeste. Foi lá pelos idos de 1975. O amigo de infância (infância mais dele do que minha já que três anos mais moço do que eu) era talentoso dramaturgo, roteirista e poeta. Viamo-nos com muita freqüência depois que parei minhas andanças por bases aéreas. Rara a semana que não passava para um cafezinho que se prolongava por horas de intermináveis conversas.

Pois bem, durante os últimos encontros vinha ele se perdendo em elogios a uma moça que havia conhecido e que iria se encarregar da produção de uma peça que havia escrito. Sinto que vai tornar-se uma grande amiga, disse-me ele, é interessantíssima.  Falou tanto e tão bem que me deu a maior vontade de conhecê-la. Foi ai que ele me fez uma espantosa declaração: ela e o namorado vão almoçar lá em casa no domingo. Mas eu não quero que você vá! O não convite era tão espantoso e deselegante que nem comentei e raivosa pensei: “pois sim que não vou!”

E para desgosto dele aportei em sua casa no domingo em hora que me parecia adequada para o anunciado almoço. A moça e seu namorado já lá estavam. A mulher do amigo espantou-se: Ele não me disse que você vinha. Com um sorriso angelical respondi: não disse a mim também. A moça conviva soltou uma sonora gargalhada, ao ouvir esta minha declaração que foi acompanhada por um sorriso discreto do namorado. E foi amor à primeira vista. Apaixonamo-nos, o casal e eu. Juro que não foi intencional, mas o fato é que minutos depois estávamos os três sentados no chão em almofadas que preenchiam um minúsculo espaço, uma espécie de saleta/varanda. E tome conversa. Não nos demos conta de que os donos da casa não cabiam no referido espaço e, desconsolados olhavam de longe excluídos da conversa. E excluídos ficaram até que partimos juntos, os namorados e eu, já ao anoitecer.

Indesculpável, não é? O amigo nunca me perdoou. Até mesmo disse: você se apoderou deles com a maior desfaçatez! Naquele tempo eu não sabia que este “se apoderar” seria pra sempre. Pois é. Apoderamo-nos, o casal e eu, de alguma coisa preciosa demais: amizade. Daquelas sólidas, verdadeiras e descomplicadas. Casaram-se eles. Nasceram filhos (deles), nasceram netas (minhas) e estes sem que a gente se desse conta tornaram-se adultos e que adultos! E nós lá repartindo alegrias e tristezas com o mesmo entusiasmo e constância. Fiquei velha e eles meia idade e nada mudou. Foram-se eles para longe, muito longe e nada mudou. Telefone, Skype e correio eletrônico substituíram a presença física com a mesma freqüência e as mesmas baldias conversas. Adquiri amigos que eram deles. E aqui vale dizer que isto, entre muitas outras benesses, valeu tornar-me cronista do Montbläat.

Socorremo-nos quando preciso foi e até mesmo quando não foi, metendo o bedelho na vida uns dos outros. Assim será por todo sempre até que chegue o terrível Juízo Final que poderá me lançar nas profundezas do inferno. Mas, tenho certeza, esta estadia desagradável só terá duração até a chegada deles, que certamente se dará muito depois da minha. Não tenho a menor dúvida de que quando chegarem vão interceder por mim para que possamos nos instalar em uma nuvenzinha, macia e gostosa como aquelas almofadas do primeiro dia, continuando a conversa do ponto que a interrompemos, como sempre fizemos.

Eu sei que é maldade e que isto poderá agravar a pena, mas não consigo deixar de imaginar que numa nuvem ao lado o meu amigo de infância observará furioso a conversa como o fez naquele domingo em que nos conhecemos. Será que o Todo Poderoso relevará a falta se eu pedir perdão? Por que eu o farei, é claro, mas neste caso será que me vai ser exigido arrependimento? Ai complica pra caramba.  Eu sei que foi um mal feito, mas como é que eu posso me arrepender do que me deu uma das coisas mais gostosas que tenho na vida?

 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário