terça-feira, outubro 29, 2013

PIRANTE NATAL DE PAPAI NOEL

Pouco ou nada disto se fala.  O mundo atual, de crise em crise, ocupa todo noticiário não dando espaço para a notícia da falência da fábrica de brinquedos de Papai Noel. Pois é: faliu! Hoje é apenas um pequeno barracão onde são fabricados poucos brinquedos destinados as crianças de até dois anos de idade.

O desemprego foi enorme entre os duendes operários. Uma tragédia! Só os mais jovens e atilados foram selecionados para montar os novos departamentos: o tecnológico, o de compras e o de expedição e entrega. Fabricar, não mais. Seria impossível adquirir o conhecimento necessário para criar os objetos de desejo que deslumbram os que ultrapassam a barreira dois anos: IPODs, IPADs, Video Games, Smartphones, Tablets e que mais haja.

A disputa entre Microsoft, Apple, Samsung, Hewlett Packard, Motorola, Nokia tornou a compra dos presentes um belo inferno (com o perdão da má palavra em se tratando da região celeste). A menos que completas especificações sejam feitas no pedido (feito por e-mail e não carta), como decidir? Convenho que não seja de bom tom para uma santidade privilegiar um fabricante ainda que os poucos duendes especialistas tenham adquirido conhecimentos suficientes para fazer uma análise comparativa, por exemplo, entre os sistemas operacionais Ubuntu e Android. 

Com uma lista monumental de pedidos de gadgets, Papai Noel, desconsolado, sente-se pressionado pelas duas facções que se formaram dividindo os duendes numa apaixonada disputa: Apple ou Microsoft? O bom velhinho preocupou-se, sim, com a formação tecnológica de duendes especialistas. Mas descuidou-se de sua própria. Confuso meio aos argumentos de grupos que se digladiam apaixonadamente se vê incapaz de decidir. A maior proximidade que conseguiu deste setor é o manejo um kindle, do qual não se desgruda: sua provecta idade agradece a comodidade de ler livros enormes sem lhes sentir o peso. E ele adora isto e suspira desanimado de não poder fazê-lo naquele momento em que uma discussão apaixonada envolve os duendes sobre a escolha de tablets a serem enviados. Humildemente pergunta o que é Wi Fi. Consegue uma unanimidade: todos os duendes riem dele. Este ato de desrespeito nunca houve e Papai Noel percebe a dura realidade: é um excluído digital. Está perdendo o controle de seu reino, o respeito de seus duendes. Vai ver até as renas estão mais capacitadas.

Para piorar os duendes encarregados do setor de distribuição e entrega resolveram equipar o trenó com um potente GPS. Argumentaram que irá agilizar as entregas. Desconsolado Papai Noel vai ter que se adaptar digitando as enormes especificações de endereços que sempre soube localizar com perfeição, de memória. Um terror!

A coisa ainda se torna ainda mais complicada quando o pedido se refere a um celular. A quantidade de marcas e especificações é espantosa. Pior ainda é que, depois do advento destes, os duendes se recusam a comunicar-se com ele pessoalmente. Mais uma vez o verbo agilizar entrou em ação. Equipado com um Smartphone Papai Noel desliza os dedos pela telinha numa tentativa desesperada de conseguir falar, mas só consegue tirar fotos, baixar e-mails, acionar o GPS, ouvir música e acessar lembretes e ver, pela enésima vez o vídeo da Galinha Pintadinha. Antes era só abrir a porta e gritar: Rupert! E lá vinha Rupert, humilde e risonho como sempre. Agora nem sabe mais se é mesmo o Rupert que responde da seção de embalagens com a qual conseguiu se conectar quando de fato queria ligar para a seção de compras.

Mas a tragédia maior está por vir. A IBM anuncia para daqui a cinco anos uma nova possibilidade: o envio de ordens mentais a um computador que as executará!! Ou seja, o sujeito pensa e este pensamento é transferido para a maquina que transforma o desejo em realidade!! Papai Noel se apavora. Agora não mais pelo efeito que isto terá em seu já decadente reino. Mas no mundo dos adultos: pais, tios e avós de seus clientes. Tragédias acontecerão certamente. Até lá (cinco anos!) não se descobrirá uma forma de controlar pensamentos. Vai daí que, como é normal, pensamentos inconfessáveis que ocorrem a todos serão transformados em ações! Cruz Credo!

Pensamentos sem controle que ocorrem a qualquer mortal serão serão executados! O “gostaria de dar um tiro neste sujeito”, "Tia Maroquinhas bem que podia bem cair doente e não vir à ceia de Natal”, “esta mulher chatíssima devia sumir”, “se esta mulher (ou homem) continuar a me tentar agarro ela (ou ele) aqui mesmo” vão ocorrer automaticamente. Uma estranha e nova instrução fará parte da educação das crianças: “não se esqueça de desligar o computador antes de pensar”. Vai ver um chip será implantado nas renas fazendo com que o GPS transmita diretamente a seus cérebros os endereços de entrega. E foi aí que Papai Noel deslumbrado se dá conta de que o ganho será enorme: não mais precisará digitar os endereços. É só pensar! E sorrindo decide chamar Steve Jobs para um cafezinho sugerir que se antecipe à IBM na implantação desta nova maravilha. Não se trata de um favorecimento da Apple. É que ele está mais a mão.                    

2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário