segunda-feira, fevereiro 17, 2014

DE NOVO AOS MEUS LEITORES

Nunca se deve dizer nunca! E eis que me encontro de volta com mais vinte crônicas! Explico: quando eu escrevia para o Montbläat, jornal virtual editado pelo amigo Fritz Utzeri, um dos leitores - Almir Lopes – telefonou-me fazendo um inusitado convite: havia assumido a editoria de uma revista trimestral destinada a divulgar produtos de beleza vendidos pela Casa Alpino – A Casa do Cabeleireiro, sediada em Nova Iguaçu, aqui no estado do Rio de Janeiro. Além da divulgação dos produtos a revista traria matérias e reportagens de interesse da mulher. Perguntava-me ele se poderia publicar, em cada edição, uma crônica já publicada no Montbläat. Eu seria “dona” na última página que se intitularia Com a Palavra Anna Maria Ribeiro.
Num primeiro momento o impulso foi explicar que as crônicas haviam sido escritas para o Montbläat e que Fritz era tão dono delas quanto eu. Mas eis que uma idéia introduziu-se como um raio em minha cabeça: e se eu escrevesse crônicas sobre mulheres envolvidas de alguma forma com a beleza? Daí a cair no universo de Nelson Rodrigues, minha paixão, foi um pulo. Uma Suzana Flag de Salão? Porque não? Fiz a proposta. Foi aceita. E foi assim que me tornei colaboradora da Alpino, revista primorosamente editada.
Antes de cada edição de Almir me informava qual a matéria de capa e eu elaborava uma crônica que com esta tinha a ver. A revista era distribuída gratuitamente em estabelecimentos de cabeleireiros, sobretudo da Baixada Fluminense e circulou por cerca de cinco anos sempre com a minha participação na última página.

Ontem numa tentativa de dar uma arrumação lógica aos arquivos que pululam em meu computador, encontrei estas crônicas. Sorrindo e por vezes rindo mesmo, as reli. Acho que vocês, meus leitores tão gentis, merecem conhecer este meu lado Rodriguiano, que convive com a “clumsy” e provecta cronista e que até o momento em que escrevi a primeira destas crônicas eu nem sabia existir.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário